Fabio Schwartz

Mestre em Direito Econômico – Especialista e Professor de Direito do Consumidor e autor do livro Manual de Direito do Consumidor – Tópicos & Controvérsias

Dimiron: O Spray Milagroso

SPRAYJá tivemos a oportunidade de comentar a publicidade abusiva sobre uma cinta modeladora denominada Drena Corpus.
Pois bem, o mesmo grupo que anuncia impunemente a referida cinta, fazendo indevida correlação de seu uso com a realização de mini lipoaspiração, também anuncia um spray hidratante e aromatizante denominado Dimiron.
Segundo a publicidade veiculada, uma única aplicação no céu da boca antes de dormir, teria o efeito terapêutico de reduzir os roncos e combater a apneia do sono.
A publicidade garante ao consumidor que o produto proporciona uma noite tranquila e um sono reparador, além de prometer grandes doses de disposição ao usuário.
Tal resultado milagroso ainda é ilustrado pelas declarações de uma esposa fictícia, que exalta a grande mudança na energia de seu marido após adoção do intrigante spray.
Por óbvio que os distúrbios do sono, principalmente os roncos e, o mais grave de todos, a apneia obstrutiva do sono, não vão encontrar tratamento adequado no uso de um spray hidratante e aromatizante.
Em um rápido passeio pelos sítios da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da Academia Brasileira de Ronco na rede mundial de computadores, pode ser verificado que o tratamento dessas doenças vão desde a utilização de um equipamento complexo, consistente em uma máscara conectada a um compressor de ar, até a cirurgia para correção de distúrbios anatômicos.
Entretanto, por mais que se pesquise, não há qualquer menção ao uso de spray hidratante e aromatizante no céu na boca como forma eficaz de tratamento para as mazelas referidas. Aliás, só encontramos reclamações e manifestação de indignação, quanto a este produto em particular, no site reclameaqui.
Assim é que, ou o tal spray é de fato um produto de vanguarda e totalmente revolucionário, desconhecido até pelos maiores especialistas do país, ou estamos diante de uma abjeta enganosidade, de mais um grupo de aproveitadores da boa-fé alheia, sendo certo que esta última alternativa parece ser a mais correta.
Não obstante, a despeito das ponderações acima, subsistindo dúvidas quanto à eficiência do tratamento anunciado, é bom alertar que o consumidor pode – pelo princípio da Transparência da Fundamentação, previsto no parágrafo único do art. 36 do CDC – exigir que o fornecedor exiba os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem publicitária.
Ressaltamos, por fim, que o Brasil adota o sistema misto de controle da publicidade. Assim, o anúncio pode ser controlado pelo Judiciário (através de uma Ação Civil Pública proposta por qualquer dos legitimados); pelo Executivo (através da fiscalização dos Procons); ou através dos órgãos de autorregulamentação.
Neste último caso, qualquer cidadão que se sentir incomodado com uma publicidade enganosa ou abusiva, pode dirigir reclamação ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (através do site: http://www.conar.org.br), o qual, por meio de suas câmaras, analisará a higidez da publicidade denunciada, podendo, inclusive, decidir pela suspensão da campanha.
Então, a dica é: não deixe de exercer seus direitos. Se você é um desses consumidores que se sente afrontado com tal comportamento abusivo, reclame, mesmo que não tenha adquirido o produto.
Exponha sua indignação e contribua para o aperfeiçoamento e melhoria do mercado de consumo.
Uma excelente semana a todos!

4 comentários em “Dimiron: O Spray Milagroso

  1. irene srtingari bento
    15 de maio de 2014

    ola vi o anuncio do produto dimiron falando sobre o ronco na rede Aparecida

  2. Lindinalva Santos
    29 de agosto de 2014

    GENTE CUIDADO ESTA EMPRESA NÃO CUMPRE COM O SEUS COMPROMISSO.
    SE VOCÊS VALORIZA SEU DINHEIRO NÃO COMPRE NESTE SITE VEJA O PROGRAMA DA TARDE NO MELHOR DA TARDE O DONO DA EMPRESA NÃO QUER RESSARCIR A CLIENTE.
    CUIDADO GENTE.

  3. Lindinalva Santos
    29 de agosto de 2014

    CUIDADO O SENHOR PEPE NÃO QUER DEVOLVER O DINHEIRO DA CLIENTE.
    GENTE CUIDADO QUANDO FOR COMPRA POR SITE INVESTIGUE ANTES PARA NÃO PASSAR POR ABORRECIMENTO COMO ESTA SENHORA.

  4. alcilene de souza sobrinho
    28 de dezembro de 2014

    Comprei o produto através de cartão de credito e até agora não recebi. telefonaram para mim avusando que o produto estava na agencia de campo grande aguardando a retirada do mesmo, sendo que eu moro em realengo. A funcionaria disse que iria pedir para devolver e depois enviaria para uma agencia em realengo e até agora não tive mais resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 30 de julho de 2013 por e marcado , , , , , , , .

fabioschwartz@ig.com.br

Conheça esta obra:

Conheça também

Conheça também

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
%d blogueiros gostam disto: