Fabio Schwartz

Mestre em Direito Econômico – Especialista e Professor de Direito do Consumidor e autor do livro: Direito do Consumidor – Tópicos & Controvérsias – Editora Impetus

A intrigante cinta modeladora drena corpus

milagreTemos observado um anúncio publicitário, veiculado sistematicamente nas rádios e na televisão, alardeando as qualidades de uma cinta modeladora, denominada drena corpus, cujo uso, segundo afirma a publicidade, equivaleria ao mesmo que realizar uma mini lipoaspiração.

Além desta temerária afirmação, a peça publicitária dá conta de que o consumidor pode reduzir até 8 centímetros de cintura, no prazo de 30 dias, sem necessidade de cirurgias, dietas, ou “esforço físico”, apenas com o uso do equipamento.

Antes de determos análise na campanha propriamente dita, necessário se faz alertar que o CDC protege o consumidor contra a publicidade ilícita, a qual se divide em enganosa ou abusiva (arts. 37 e seguintes do CDC).

Enquanto que a publicidade abusiva ofende valores sociais, difundindo conteúdo discriminatório, instigando comportamento perigoso e inadequado do consumidor, ou ainda, se aproveitando da ingenuidade das crianças; a publicidade enganosa é a que vicia o processo decisório do consumidor, através de afirmações falsas e enganosas, ou por meio da omissão de informações fundamentais que, se reveladas, poderiam refrear o impulso de compra.

Pois bem, inicialmente, não é preciso ser médico ou cirurgião plástico para entender que o uso de uma cinta modeladora não é o mesmo que a realização de uma “mini lipo”. A afirmação em si, não temos dúvidas, é enganosa, não havendo como se comparar uma coisa com outra e, o que é pior, fazer o consumidor supor que sejam procedimentos equivalentes.

Em segundo lugar, além da estimativa fantasiosa, ou no mínimo excessivamente otimista quanto a quantidade de centímetros que consumidor pode perder de sua cintura, a publicidade não esclarece, conforme orientação do manual que posteriormente é enviado, que os resultados só podem ser alcançados se o consumidor conjugar o uso da cinta com uma alimentação equilibrada durante o período do “tratamento”.

Além disso, a publicidade, astutamente, convida o consumidor a se livrar do que chama do peso dos “esforços físicos”, dando conotação negativa ao que na verdade seria a benéfica prática de atividades físicas regulares – o que contraria recomendação da própria Organização Mundial de Saúde – dando a impressão que, com o uso da cinta, o processo de emagrecimento será  fácil, rápido e, portanto, milagroso.

Concluímos, então, que a publicidade ora comentada é totalmente ilícita e, ao que parece, se inspira nas famosas e pitorescas peças de publicidade dos anos oitenta, do nada saudoso grupo imagem, que propalava as qualidades milagrosas das meias calças vivarinas e das facas ginsu.

Diante de tudo isso, a publicidade analisada decerto está com seus dias contados, já que não sobrevive nem ao mais benevolente exame de legalidade.

75 comentários em “A intrigante cinta modeladora drena corpus

  1. Vanilda
    4 de outubro de 2016

    Comprei uma cinta drena corpus semana passada, agora com tantas opiniões negativas, fico na duvida se cancelo ou nao.o que faço? Devo cancelar, o primeiro pagto logo cai na fatura do cartao credito. E se a empresa nao quiser cancelar, o que faço?

  2. Ailton Pedroso
    27 de outubro de 2016

    Tb fiquei completamente indignado com a propaganda, tentam convencer mesmo as pessoas.

  3. Kalline Rocha Jacinto
    1 de novembro de 2016

    Dia 19/10/2016 vi a propaganda na rede vida, programa VIVER BEM com a apresentadora CLAUDIA TENÓRIO, ela própria diz que é ótima, pode confiar, etc… Acabei caindo nesse golpe, e desde o dia 19 mesmo que ligo para eles no SAC 0800…., mas nunca atenderam, chama e cai na mensagem,”NOSSOS ATENDENTES ESTÃO TODOS OCUPADO, LIGUE MAIS TARDE”, mais ou menos isso, 24h por dia assim, estou ligando desde o dia da compra, para cancelar, já estava arrependida por pagar algo muito caro que nem conheço, parcelou em 9x no meu cartão de crédito, o KIT ENGANOSO chegou dia 28/10/2016, abri a caixa e tive a certeza que fui enganada,todos os produtos de péssima qualidade, carissimo, e nada vem do jeito que falam no ato da venda por telefone, estou desesperada. Não quero o kit de forma aguma,ontem liguei para meu cartão e expliquei o ocorrido, eles disse que vao extornar o valor, porém tem umas borocracias a ser cumprida,espero que eu consiga esse extorno, entrei no site da drena corpus para ver se tem troca e devoluções, mas não achei la, e eu preciso devolver, não sei o que eles são capazes de alegar sobre o kit estar comigo, nem quero isso, que problemão essa drena corpus. Será que eu posso enviar pra eles de volta, sem espera contato deles, sexta faz 7 dias, não quero perder o prazo, eles não me retorna, um bando de picaretas, ainda vou ter que gastar com o correios. Agora aprendi a lição…

  4. Andreia
    16 de dezembro de 2016

    Pois bem..mesmo com tudo isso e com muitas reclamações de insucessos pelas consumidoras,ainda estão vendendo o produto.Aqui é o Brasil,esqueceu?

  5. Sandra Mara Crespo
    27 de dezembro de 2016

    Então mas se é enganosa e mentirosa que eu tb acho pq ninguém faz nada??? Pq continuam enganando consumidores leigos ou sem instrução??

  6. Eunice
    4 de janeiro de 2017

    A minha indignação não é diferente porque adquira a cinta e não fez efeito algum e não devolve o dinheiro quando comprei me disseram que teria garantia de devolução mais tudo mentira deveria ter uma lei que punisse esse tipo de roubo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de julho de 2013 por e marcado , , , , , , .

fabioschwartz@ig.com.br

Conheça esta obra:

Publicação:

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
%d blogueiros gostam disto: