Fabio Schwartz

Mestre em Direito Econômico – Especialista e Professor de Direito do Consumidor e autor do livro: Direito do Consumidor – Tópicos & Controvérsias – Editora Impetus

A intrigante cinta modeladora drena corpus

milagreTemos observado um anúncio publicitário, veiculado sistematicamente nas rádios e na televisão, alardeando as qualidades de uma cinta modeladora, denominada drena corpus, cujo uso, segundo afirma a publicidade, equivaleria ao mesmo que realizar uma mini lipoaspiração.

Além desta temerária afirmação, a peça publicitária dá conta de que o consumidor pode reduzir até 8 centímetros de cintura, no prazo de 30 dias, sem necessidade de cirurgias, dietas, ou “esforço físico”, apenas com o uso do equipamento.

Antes de determos análise na campanha propriamente dita, necessário se faz alertar que o CDC protege o consumidor contra a publicidade ilícita, a qual se divide em enganosa ou abusiva (arts. 37 e seguintes do CDC).

Enquanto que a publicidade abusiva ofende valores sociais, difundindo conteúdo discriminatório, instigando comportamento perigoso e inadequado do consumidor, ou ainda, se aproveitando da ingenuidade das crianças; a publicidade enganosa é a que vicia o processo decisório do consumidor, através de afirmações falsas e enganosas, ou por meio da omissão de informações fundamentais que, se reveladas, poderiam refrear o impulso de compra.

Pois bem, inicialmente, não é preciso ser médico ou cirurgião plástico para entender que o uso de uma cinta modeladora não é o mesmo que a realização de uma “mini lipo”. A afirmação em si, não temos dúvidas, é enganosa, não havendo como se comparar uma coisa com outra e, o que é pior, fazer o consumidor supor que sejam procedimentos equivalentes.

Em segundo lugar, além da estimativa fantasiosa, ou no mínimo excessivamente otimista quanto a quantidade de centímetros que consumidor pode perder de sua cintura, a publicidade não esclarece, conforme orientação do manual que posteriormente é enviado, que os resultados só podem ser alcançados se o consumidor conjugar o uso da cinta com uma alimentação equilibrada durante o período do “tratamento”.

Além disso, a publicidade, astutamente, convida o consumidor a se livrar do que chama do peso dos “esforços físicos”, dando conotação negativa ao que na verdade seria a benéfica prática de atividades físicas regulares – o que contraria recomendação da própria Organização Mundial de Saúde – dando a impressão que, com o uso da cinta, o processo de emagrecimento será  fácil, rápido e, portanto, milagroso.

Concluímos, então, que a publicidade ora comentada é totalmente ilícita e, ao que parece, se inspira nas famosas e pitorescas peças de publicidade dos anos oitenta, do nada saudoso grupo imagem, que propalava as qualidades milagrosas das meias calças vivarinas e das facas ginsu.

Diante de tudo isso, a publicidade analisada decerto está com seus dias contados, já que não sobrevive nem ao mais benevolente exame de legalidade.

76 comentários em “A intrigante cinta modeladora drena corpus

  1. Vanilda
    4 de outubro de 2016

    Comprei uma cinta drena corpus semana passada, agora com tantas opiniões negativas, fico na duvida se cancelo ou nao.o que faço? Devo cancelar, o primeiro pagto logo cai na fatura do cartao credito. E se a empresa nao quiser cancelar, o que faço?

  2. Ailton Pedroso
    27 de outubro de 2016

    Tb fiquei completamente indignado com a propaganda, tentam convencer mesmo as pessoas.

  3. Kalline Rocha Jacinto
    1 de novembro de 2016

    Dia 19/10/2016 vi a propaganda na rede vida, programa VIVER BEM com a apresentadora CLAUDIA TENÓRIO, ela própria diz que é ótima, pode confiar, etc… Acabei caindo nesse golpe, e desde o dia 19 mesmo que ligo para eles no SAC 0800…., mas nunca atenderam, chama e cai na mensagem,”NOSSOS ATENDENTES ESTÃO TODOS OCUPADO, LIGUE MAIS TARDE”, mais ou menos isso, 24h por dia assim, estou ligando desde o dia da compra, para cancelar, já estava arrependida por pagar algo muito caro que nem conheço, parcelou em 9x no meu cartão de crédito, o KIT ENGANOSO chegou dia 28/10/2016, abri a caixa e tive a certeza que fui enganada,todos os produtos de péssima qualidade, carissimo, e nada vem do jeito que falam no ato da venda por telefone, estou desesperada. Não quero o kit de forma aguma,ontem liguei para meu cartão e expliquei o ocorrido, eles disse que vao extornar o valor, porém tem umas borocracias a ser cumprida,espero que eu consiga esse extorno, entrei no site da drena corpus para ver se tem troca e devoluções, mas não achei la, e eu preciso devolver, não sei o que eles são capazes de alegar sobre o kit estar comigo, nem quero isso, que problemão essa drena corpus. Será que eu posso enviar pra eles de volta, sem espera contato deles, sexta faz 7 dias, não quero perder o prazo, eles não me retorna, um bando de picaretas, ainda vou ter que gastar com o correios. Agora aprendi a lição…

  4. Andreia
    16 de dezembro de 2016

    Pois bem..mesmo com tudo isso e com muitas reclamações de insucessos pelas consumidoras,ainda estão vendendo o produto.Aqui é o Brasil,esqueceu?

  5. Sandra Mara Crespo
    27 de dezembro de 2016

    Então mas se é enganosa e mentirosa que eu tb acho pq ninguém faz nada??? Pq continuam enganando consumidores leigos ou sem instrução??

  6. Eunice
    4 de janeiro de 2017

    A minha indignação não é diferente porque adquira a cinta e não fez efeito algum e não devolve o dinheiro quando comprei me disseram que teria garantia de devolução mais tudo mentira deveria ter uma lei que punisse esse tipo de roubo

  7. LÉA A CAVALLINI
    25 de janeiro de 2017

    Boa tarde.
    Olha quero deixar minha dica : Eu nunca compro nada que vi na TV ou em outro..sem antes procurar saber sobre opiniões de quem comprou o produto.Eu tava super interessada..aí entrei aqui e agora não quero mais.
    Bom se eu tivesse comprado tentaria falar com a TV Gazeta,(Que é onde eu vejo a propaganda) e falaria o que estava acontecendo.
    Sei lá ..é uma ideia.
    Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de julho de 2013 por e marcado , , , , , , .

fabioschwartz@ig.com.br

Conheça esta obra:

Publicação:

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
%d blogueiros gostam disto: