Fabio Schwartz

Mestre em Direito Econômico – Especialista e Professor de Direito do Consumidor e autor do livro Manual de Direito do Consumidor – Tópicos & Controvérsias

TAC e TEC são legais: diz STJ

O STJ suspendeu todas as ações que tramitam no país discutindo a cobrança de Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) e tarifa de Emissão de Boleto Bancário ou Carnê (TEC). A decisão foi tomada em razão de haver inúmeras decisões de juízos e Tribunais de primeira instância contrariando a jurisprudência pacificada no Tribunal Superior, o qual entende pela legalidade das cobranças, desde que previstas em contrato e em consonância com as regras do Banco Central.

A suspensão foi deferida no Recurso Especial número 1251331, a pedido da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Para os órgãos de proteção e defesa do consumidor, de forma unânime, a imposição das tarifas referidas significa verdadeira transferência  de custos, os quais seriam atinentes exclusivamente às instituições financeiras. Além da transferência indevida de custos, a cobrança de Tarifa de Abertura de Crédito, hoje equivalente a Tarifa de Cadastro, se não for facultativa, configura verdadeira operação casada, já que a instituição financeira impõe a contratação de um  serviço que o consumidor poderia se desincumbir por si próprio, ou pela contratação de um despachante.

Ora, a finalidade primordial desta tarifa é cobrir os custos do banco para o levantamento de informações acerca da higidez financeira do consumidor. Não obstante, tal objetivo pode ser atingido através da apresentação de certidões negativas de débitos junto ao SPC e SERASA, bem como de certidões negativas de protestos de títulos e de execuções judiciais, a exemplo do que já ocorre com o financiamento imobiliário.

No máximo se admitiria a contratação dos serviços pelo consumidor que desejasse tal comodidade. Nada justifica a obrigatoriedade da cobrança, deixando o consumidor à mercê da imposição dos valores escorchantes que se têm observado no mercado de consumo, os quais variam de R$ 300,00 a R$1.200,00. Esta é a nossa opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 6 de junho de 2013 por e marcado , , , , .

fabioschwartz@ig.com.br

Conheça esta obra:

Conheça também

Conheça também

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
%d blogueiros gostam disto: