Fabio Schwartz

Mestre em Direito Econômico – Especialista e Professor de Direito do Consumidor e autor do livro Manual de Direito do Consumidor – Tópicos & Controvérsias

Comércio Eletrônico

images (5)

Já estão em vigor as novas regras sobre comércio eletrônico. O Decreto 7.962 da Presidência da República, publicado este ano, já está vigendo desde o dia 14 de maio. Um dos principais destaques é a exigência de que a empresa, ou pessoa física responsável, exiba seu CNPJ ou CPF, o que traz mais segurança para as operações na Web.

A norma impõe maior rigidez nas regras acerca da oferta, a qual deve se apresentar de forma mais explícita, indicando as características do produto, riscos à saúde, bem como a quantidade de itens colocados à disposição para aquisição.

As lojas deverão mostrar a quantidade mínima de itens da oferta ou vagas para contratação de serviço, além de ter a obrigação de  mostrar, antes da conclusão da compra, um sumário do contrato, disponibilizando-o ao  consumidor.

Um dos pontos mais positivos do decreto foi estabelecer a obrigação dos sites manterem canais de atendimento adequado ao consumidor, o que para muitos se constituiu na criação de um novo direito em seu favor.

Destaca-se, também, o reforço ao direito de arrependimento, o qual poderá ser manifestado pela própria plataforma do site de compras coletivas. Ou seja, a mesma facilidade para a contratação deve ser observada quanto ao exercício deste direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28 de maio de 2013 por e marcado , , , .

fabioschwartz@ig.com.br

Conheça esta obra:

Conheça também

Conheça também

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria"
%d blogueiros gostam disto: